A MILE LAB foi fundada em 2017 por Milena Nascimento nos extremos da zona sul de São Paulo, Grajaú. Atualmente, o coletivo é formado por Milena, Breno Luan, Andy Reis, Pimzera, Richard Rodrigues, Murilo Davi e muitos aliados. A Mile Lab nasceu como uma marca de moda de rua, e atualmente assume seu lugar no mundo enquanto Laboratório de Criação e Pesquisa de Moda Marginal, um ecossistema onde aspectos de inovação e originalidade atrelados a sustentabilidade e pertencimento, permite pensar no crescimento em coletivo, em capacitação e desenvolvimento sociocultural e econômico na comunidade.
COMUNIDADE
Através das vivências e aprendizados de asé, compreendemos que viver em comunidade é tecnologia ancestral, onde dentro das nossa completude enquanto sujeito periférico, conflui nossos sonhos e buscamos juntos a força pra poder realiza-los em coletivo.
ancestralidade
A ancestralidade é o fio condutor que guia nossa criação e propósito. Honramos o culto ao sagrado, respeitando os saberes ancestrais que nos foram transmitidos através das gerações. Valorizamos a memória e a espiritualidade como elementos fundamentais que enriquecem nossas produções e nos conectamos com a história e a identidade negra.
dignidade
A dignidade está no centro de nossas práticas, refletindo nosso compromisso em tratar cada indivíduo e comunidade com respeito, equidade e justiça. Buscamos, por meio de nossas criações e serviços, resgatar a confiança e o valor intrínseco das pessoas marginalizadas, garantindo que suas histórias e estéticas sejam contadas de maneira legítima e com profundo reconhecimento de seu valor humano.
MARGINAL
subversiva
POSTURADA
Na linguagem da Mile Lab, o termo 'marginal' transcende qualquer conotação negativa, sendo uma expressão de resistência, autenticidade e criatividade. Ele reflete o modo de viver, o dialeto, as referências culturais e a forma singular de existir que emerge das margens, reivindicando espaço, identidade e protagonismo em um mundo que muitas vezes tenta silenciar essas vozes.
A Mile Lab é provocativa, buscando gerar o incômodo necessário para instigar transformações. Nossa abordagem é ativista e disruptiva, no sentido de romper com padrões estabelecidos e reimaginar novas formas de expressão e identidade. Somos revolucionários na maneira como desafiamos as normas e criamos caminhos inovadores para o futuro.
Ser posturada reflete uma atitude firme e consciente, com uma presença marcada pela elegância e autenticidade, que desafia as expectativas e revela a força das estéticas periféricas.